Como proteger a sua bagagem
Se você nunca passou por nenhum transtorno com as malas que foram despachadas, com certeza é uma pessoa de sorte! Infelizmente, muitas pessoas têm suas malas abertas, itens furtados e sérios prejuízos no caminho. Por isso, é preciso adotar alguns cuidados para proteger a sua bagagem no aeroporto, que vão minimizar os riscos de problemas. São cuidados especialmente importantes caso você precise despachar as malas, já que elas passarão um tempo longe de você, mas nada impede que você também faça com a mala de mão, certo? Afinal, você sabe que cuidados são esses? Se não, venha conferir!
Mantenha a sua mala sempre trancada
A melhor opção é comprar uma mala que já tenha a opção de travar o zíper. Assim, você escolhe o “segredo”, e só é possível abrir a mala com ele. No entanto, se sua mala for de um modelo mais antigo, você pode optar por um cadeado, seja com chave ou com segredo. Mas, se optar por um cadeado, o ideal é prendê-lo (com outro cadeado ou com um lacre braçadeira) em uma das alças da mala ou até mesmo em outro zíper. Isso irá evitar que outra pessoa possa movimentar o zíper (mesmo com o cadeado) e acabe abrindo sua mala.
Considere a possibilidade de plastificar sua mala
Esse é um cuidado que você pode ter para proteger a sua bagagem que pode ser feito até em casa. Mas, se não tiver tempo para isso, é comum encontrar lugares no aeroporto que fazem esse serviço. É uma medida importante pois, além de evitar que sua mala suje ou arranhe, também vai dificultar que alguém abra a mala sem a sua autorização.
Use cintas ou capas de bagagem
As capas de bagagem cumprem um papel bastante parecido com o do plástico, a diferença é que elas são de tecido. Assim, você pode reutilizá-las em cada viagem, bastando lavar para que fique nova outra vez. Já as cintas são tiras que você passa em volta da mala e que já possuem um cadeado embutido. Assim, a mala não pode ser aberta sem que se abra o cadeado, tornando-a mais difícil de violar.
Leve os itens de valor sempre na mala de mão
Mesmo que você adote os cuidados para proteger a sua bagagem externamente, é recomendado não deixar nenhum item de valor – especialmente eletrônicos – na bagagem que será despachada. Isso porque, além dos riscos de furto, as malas que ficam no bagageiro do avião também podem sofrer pancadas que podem danificar os seus pertences. Por isso, se você estiver levando notebook, câmera fotográfica, tablets ou afins, leve-os na mala de mão. Dessa forma, eles estarão sempre ao seu alcance.