Conheça as mais belas cachoeiras do Brasil!
Se você adora de aventura, com certeza não perde uma trilha em planos de viagem! E, convenhamos, não há nada melhor do que aquele banho de cachoeira refrescante em seguida depois de caminhar pela floresta. Entre as centenas de cachoeiras brasileiras espalhadas pelos 27 estados, temos formações de qualquer forma: grandes, pequenas, extensas… De tantas, selecionamos 10 cachoeiras que são imperdíveis para qualquer fascinado por quedas d’água, podendo ser visitadas a qualquer data do ano, basta se programar.
Cachoeira da Fumaça (BA)
Apenas a localização dessa cachoeira já é razão de admiração. Situada no
Parque Nacional da Chapada Diamantina , foi complicado adotar a cachoeira mais bonita. Porém entre as mais de 10 quedas d’água – todas impressionantes! – a queridinha dos turistas é a Cachoeira da Fumaça. Ela encontra-se no
Vale do Capão , uma município bem pequenininha que não pega nem sequer sinal de telefone celular.
Importante:se você for de automóvel, abasteça na município de Palmeiras antes de subir para o Vale do Capão. Não há bancos ou caixas eletrônicos por lá.
São duas trilhas distintos para a Fumaça. Se você quiser chegar ao poço, vai necessitar de boas doses de determinação e adrenalina: a trilha de 20 km dura 3 dias e é lotada de subidas, descidas e obstáculos.
Leve material para acampamento e, se possível, contrate um passeio com acompanhador. No final, vale a pena o esforço: você pode permitir aquele mergulho e se banhar à vontade enquanto admira a amplo queda d’água.
Agora, se a disposição ficar em casa, pegue a atalho de acesso ao alto da cachoeira : são somente 6 km de caminhada – sendo que uma parte pode ser feita de automóvel e outra a pé.
Salto Yucumã (RS)
Outra cachoeira que chama a atenção pela área é o Salto Yucumã.
Situada no sul do país e dividida com a Argentina, essa cachoeira se esconde em Derrubadas uma pequena cidade com 3 mil habitantes , no Rio Grande do Sul. São aproximadamente 2km de comprimento combinados com os 15 metros de quedas d’água, umas ligadas à outra.
Porém prepare-se: chegando ao parque, você vai seguir mais 15km de automóvel por uma autoestrada de terra , até chegar no estacionamento. E de lá, a atalho encontra-se bem simples e ágil: somente 10 minutos a pé.
Orientação: procure viajar entre os meses de novembro a abril , é a melhor data para aproveitar as cachoeiras.
Cachoeira do Tabuleiro (MG)
Minas Gerais foi premiada com a cachoeira considerada a mais bonita do Brasil por 2 anos consecutivos, no Guia 4 Rodas! Escondida no distrito de Tabuleiro, no município de Conceição do Mato Dentro (MG), ela é a queda d’água mais alta do estado.
Com aproximadamente 280 metros, sua altura equivale a um edifício de 91 andares, e suas águas formam um poço turvo com 18 metros de altura.
Se o seu negócio for atalho, você possui diversas opções até chegar à Cachoeira do Tabuleiro. O parque encontra-se aberto todos os dias das 7h às 16h e é prudente admitir um acompanhador para a atalho. Atenção inclusive com os mergulhos, há vários blocos de pedra submersos nessa profunda piscina natural.
Cachoeira de Santa Bárbara (GO)
Cachoeira de São Romão (MA)
O Nordeste volta a aparecer na nossa listagem, com a Cachoeira de São Romão . Ela é parte do conjunto de belas cachoeiras do sul do Maranhão, e encontra-se a 70km de Carolina ( município famosa por suas quedas d’água no estado, similarmente chamada de Paraíso das Águas ).
Porém não se engane, não vai ser nada possível alcançar ao paraíso São Romão! Você vai necessitar de um
automóvel 4×4 e é prudente estar acompanhado de um acompanhador para passar pelos obstáculos sem se perder pelo caminho.
Salto do Itiquira (GO)
Essa cachoeira é o passeio ideal para quem adora de natureza, porém não pretende realizar aquele força a mais na momento de subir a atalho. De todas que descrevemos até agora, esta possui a atalho mais acessível: são somente 15 minutos de andada em um andada 100% pavimentado .
O Salto do Itiquira encontra-se em Formosa (GO), no Parque Municipal do Itiquira . O parque está aberto o ano todo, das 09h às 16h, porém o melhor horário de visita é pela manhã. Os raios de sol com as gotas de água formam um arco-íris na base da cachoeira. Chegando cedo, você pode realizar as outras trilhas.
Cascata do Caracol (RS)
Um dos cartões postais de Canela (RS) , a cachoeira encontra-se no Parque Estadual do Caracol a somente
7km do centro da município . Com toda bases de uma organização turística, o parque tem um mirante que permite observar a cachoeira de 131 metros ao longe.
Porém se você quiser chegar mais próximo da cachoeira, aproveite para descer a famosa escadaria de 927 degraus
e sentir os pingos d’água na cara. Com trilhas bastante bem sinalizadas, você pode analisar todo o parque sem correr o perigo de se perder.
Cataratas do Iguaçu (PR)
Impossível falar de cachoeiras sem apresentar as Cataratas do Iguaçu! Mundialmente conhecidas como
uma das maiores belezas naturais do mundo , e situadas na fronteira entre o Brasil e a Argentina, nada mais natural que elas fizessem parte da nossa listagem de cachoeiras brasileiras incríveis! Mais de
260 quedas, com 70 m de altura mais ou menos e um grande movimento de água, a parte brasileira dessa abundância natural encontra-se em Barra do Iguaçu (PR), no Parque Nacional do Iguaçu.
Ao todo, as cataratas contam com 2.700 metros de área , sendo 800m em comarca brasileiro, e os mais 1.900m do lado argentino. O agradável é que os saltos e quedas da cachoeira contem nomes próprios, como Floriano, Deodoro, Benjamin Constant e, o mais conhecido, Garganta do Agitado. Os únicos meses com pouco visitas no parque são junho e julho, por razão do frio do inverno. Porém, se você não tiver perturbações com isto, pode arrumar as malas e realizar sua ida!
Salto São Francisco (PR)
A queda livre de 196 metros é famosa pela alteração da água em névoa antes de alcançar o chão . Da altura de um edifício de 60 andares o salto São Francisco está numa região de fronteira entre Guarapuava, Turvo e Prudentópolis, 3 municípios do estado do Paraná. Porém são duas as vias de acesso para o salto: por Pudentópolis ou por Guarapuava.
Pela autoestrada Linha Vista Alegre , você sai de Prudentópolis e percorre 46 km de autoestrada com ótima parte do trajeto em autoestrada de chão. Fique ligado às condições do caminho! E o Caminho de São Francisco , saindo de Guarapuava, possui ótima parte da autoestrada pavimentada, com somente 10km de terra, dos 48km. Apenas é necessário realizar muito atenção, uma vez que a chegada é pela BR-277, com pouca sinalização. Aconselhamos a permanência em Guarapuava, uma vez que as condições da autoestrada costumam ser melhores.
A trilha é leve e possui adaptações , com escadas e pontes. Já a descida para a base do Salto São Francisco é de nível intermediário. São mais ou menos 2h de descida e 3h de subida.