Curiosidades sobre a Noruega
A terra dos Vikings, sem dúvidas, tem muita história para contar. A Noruega, que fica no norte da Europa, na península da Escandinávia, é um destino que reúne paisagens naturais belíssimas e muita cultura. Além disso, pesquisas indicam que a Noruega, atualmente, é um dos lugares do mundo com melhor qualidade de vida. Mas, se você ainda precisa de motivos para ir para lá, venha conhecer algumas curiosidades sobre a Noruega!
1. O sushi de salmão é invenção norueguesa
Uma das curiosidades sobre a Noruega que provavelmente você não sabe é que foram eles que inventaram o sushi de salmão. É verdade que o sushi é uma comida tradicionalmente japonesa, mas ele costumava ser preparado principalmente com atum, além de outros tipos de peixe. A ideia de usar o salmão foi da Noruega, que produzia muito essa espécie de peixe e quis aproveitar essa oportunidade de mercado.
2. A Noruega está no ranking internacional de orgasmos
Não é só desse ranking que a Noruega faz parte, mas esse com certeza é o mais curioso. Uma pesquisa feita em 2017 identificou que enquanto no Brasil 30% das pessoas têm um orgasmo por semana, cerca de 35% dos Noruegueses têm um orgasmo por dia!
3. As informações sobre finanças são públicas
Outra curiosidade sobre a Noruega é que os dados sobre rendimentos dos cidadãos e pagamentos de impostos são divulgados para toda a sociedade. Com isso, além de se ter um controle maior sobre as pessoas, individualmente, também é possível que a sociedade acompanhe as finanças públicas, a fim de evitar a corrupção.
4. A Noruega é um ótimo lugar para ter um filho
Segundo o relatório anual da ONG Save the Children, a Noruega ocupa o Top 1 dos melhores lugares para ser mãe. Isso porque o país apresentou um bom desempenho nos seguintes critérios: taxa de mortalidade materna e infantil, nível de escolaridade e condições econômicas. Isso sem falar na qualidade de vida, não é mesmo?
5. A Noruega possui a melhor prisão do mundo
Essa é uma das curiosidades sobre a Noruega que pode deixar o seguinte questionamento: como assim uma prisão boa? Pois bem, a prisão de Halden é um claro exemplo de como o sistema carcerário pode agir para a ressocialização do preso. Lá, a preocupação em oferecer boas condições para os encarcerados é uma prioridade. Além disso, os presos trabalham e são preparados para serem reinseridos ao mercado de trabalho após a saída da prisão. Por isso, inclusive, os níveis de reincidência são baixíssimos.