Curiosidades sobre o Paraguai
O Paraguai é um dos nossos vizinhos do Mercosul, conhecido principalmente pelos turistas que amam comprar. Diariamente, diversas pessoas atravessam a ponte da amizade para comprar eletrônicos, perfumes e roupas de marca. Mas pode ter certeza que não é só isso que ele tem a oferecer! Então, se quiser conhecer um pouco mais, venha conferir algumas curiosidades sobre o Paraguai que separamos para você!
1. O Paraguai possui um dialeto indígena como língua oficial
A América Latina era ocupada quase que totalmente por indígenas. Após o período colonial essa realidade começou a mudar, mas a cultura indígena foi sendo apagada das civilizações com o passar dos anos. No entanto, uma das curiosidades sobre o Paraguai é que ele ainda preserva essa origem. Sua língua oficial é o Guarani, que é ensinado nas escolas e falado no país, inclusive com mais frequência do que o espanhol.
2. A bandeira do Paraguai tem dois lados
Já ouviu falar em uma bandeira que tem um brasão na frente e outro no fundo? Pois é, o Paraguai é o único país do mundo que tem uma bandeira com dois lados, em que cada um tem um desenho diferente! Ficou curioso? Então, vá conferir como é!
3. Nós dividimos a Usina Hidrelétrica de Itaipu com o Paraguai
Uma das curiosidades sobre o Paraguai é que a Usina de Itaipu, responsável por boa parte da produção de energia elétrica no Brasil, também pertence ao Paraguai! Inclusive, durante uma visita à usina, você passa de um país para o outro sem nem perceber. Além disso, os trabalhadores da usina são oriundos dos dois países e convivem super bem!
4. O Paraguai não é uma referência nos esportes
O país não se destaca nos esportes, tendo ganhado a primeira medalha olímpica só em 2004, no evento sediado em Atenas. A modalidade que rendeu essa medalha foi o futebol, mas eles só conseguiram o segundo lugar, tendo levado a medalha de prata para casa.
5. Os paraguaios amam dançar
Essa é uma das curiosidades sobre o Paraguai que pouca gente sabe, mas eles são bastante alegres e amam dançar. Os principais ritmos musicais do país são o Guaranã e o Cachaca, que lembram bastante o reggaeton e possuem influências indígenas.
6. A culinária paraguaia tem como base o milho e a mandioca
Esses são os principais ingredientes utilizados nas comidas típicas, como a chipa, a sopa paraguaia e o bori bori. Isso acontece, principalmente, porque o milho e a mandioca são encontrados com facilidade por lá. E pode ter certeza que os pratos são deliciosos!