Passagem gratuita para idoso
Antes de tudo, com a promulgação da Constituição de 1988 e a elaboração do Estatuto do Idoso, muitos direitos foram assegurados a essas pessoas. Isso por sua condição de vulnerabilidade. Então, entre esses direitos, surgiu a possibilidade de conseguir passagem gratuita para idoso. Mas desde que sejam preenchidos os requisitos necessários. Afinal, você sabe qual o procedimento para conseguir a passagem gratuita? Se não, venha conferir!
Como conseguir passagem gratuita para idoso
Desde já, nós já adiantamos que a passagem gratuita para idoso não é mito! Porém, é preciso preencher os requisitos necessários e solicitar o benefício diretamente no guichê da empresa. Mas quais requisitos são esses? Bem como, idade (acima de 60 anos) e renda de até 2 salários mínimos. Para comprovar a renda, o idoso poderá apresentar os seguintes documentos:
- Carteira de assistência social
- Carnê de contribuição do INSS
- Contracheque de pagamento ou carteira de trabalho assinada
- Extrato de pagamento de benefício do INSS
Qual a antecedência necessária para solicitar passagem gratuita para idoso?
Não é possível pedir na hora de viajar. Para viagens de até 500km, é preciso pedir o benefício com uma antecedência mínima de 6 horas. Já no caso de viagens de mais de 500km, a antecedência é de 12 horas.
A empresa pode negar a passagem ?
Existe um limite de 2 idosos por rota que, se alcançado, autoriza a empresa a negar o benefício. Para evitar esse problema, você deve tentar reservar a passagem com antecedência. Outra opção é escolher um outro horário para viajar, no qual o limite ainda não tenha sido atingido. Então, se não conseguiu a gratuidade, peça o desconto!
Existe passagem de avião ?
Infelizmente, não. Essas regras que citamos acima são aplicáveis para as viagens de ônibus, ainda não há regulamentação sobre passagens gratuitas em viagens de avião. Então, por se tratarem de viagens mais longas, não esqueça de observar o tempo de viagem antes de solicitar a passagem. Isso porque viagens de ônibus muito demoradas podem acabar sendo muito cansativas para idosos, então talvez não valha a pena solicitar o benefício.